EEL7801 – Projeto em Eletrônica Nível I

Objetivo Geral:

Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e de auto-aprendizagem a partir da solução de problemas.

Objetivos Específicos:

• Estimular a criatividade dos alunos
  • Promover a busca por conhecimentos disponíveis no ambiente do curso, mas nem sempre identificados.
  • Familiarizar o aluno com o fluxo de projeto de sistemas eletrônicos
  • Introduzir ferramentas de gestão de projetos de engenharia
  • Promover a inserção dos alunos em grupos de pesquisa
  • Incentivar o aprendizado a partir da resolução de problemas.

Metodologia:

• Ao longo do semestre, os alunos se reunirão semanalmente com o tutor da disciplina para discutir o andamento do projeto, que será desenvolvido por etapas.
  • Os projetos poderão ser individuais ou desenvolvidos em equipes de até 4 alunos (mantendo-se a coerência entre complexidade e dimensão da equipe).
  • Haverá uma etapa de identificação e especificação do problema, que será trazido pelo aluno ou sugerido pelo tutor.
  • Em seguida, haverá um momento para planejamento, quando o aluno identificará os caminhos que o levarão à resolução do problema.
  • Na sequência, o aluno passará à execução propriamente dita do problema.
  • Finalmente, ao fim do semestre, o aluno deverá:
    1. realizar apresentação oral sumarizando o semestre
    2. fazer demonstração experimental
    3. entregar um relatório escrito

Ferramentas de acompanhamento:

Os grupos devem utilizar um software de gestão de projetos:

O andamento do projeto pode ser preferencialmente documentado no  Jupyter Notebook.